miércoles, 24 de septiembre de 2008
Media class...
Acaba de sair no Economist, a classe média brasileira cresce rapidamente, comparando com países do BRIC, Brasil, Rússia, índia, China... já sao 52 % da populaçao total.... comparando com um passado recente, antes eram 42%, agora sao 52%, 10 % em 6 anos...algumas características entretanto aparecem nessa nova classe média, distinta da média dos outros países. O brasileiro, típico, gasta mais em luxo, nao gosta dos produtos baratos e nao evita gastos em cosméticos, produtos de beleza. Segundo Nicola Calicchio, que trabalha na McKinsey, a sociedade está influenciada de sobremaneira pelas novelas, que se desenvolvem em Bairros chicks e valoram a exsposiçao de moda e elegância. ' em geral, representam a classe média-alta, branca, de boa aparência, que gasta muito dinheiro em roupa e vive como se estivesse em pleno verao todo ano' (diz o comentarista do the economist)... O uso do pago em parcelas intermináveis também converteu o país em grande referente a cirugia cosmética, estética, com mais de 600 000 cirugias ao ano, inferior somente aos EUA, outro bastiao pra sociedade média-alta... Outras mudanças curiosas se referem à tendência que essa mesma classe média, que foi libertária e moderna nos 70, se torne mais próxima ao estilo conservador Palin way, indo em contra da lei de aborto ou casamento gay, assim como mais privilégios prá autarquia que democracia... essa efervescencia se verá concluída nos próximos anos, depois de melhoras sociais ao degrau social mais baixo, a classe pobre...
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario