jueves, 20 de noviembre de 2008

A maldita foto 5 por 7


8h... me dirijo ao consulado. Há coisas detestáveis em ser outsider. Uma delas é ter que renovar os papéis. Imposto (nacional e internacional), serviço militar obrigatório (encheçao total, inaceitável em qualquer democracia que usa sapatos, garfo e faca), passaporte (encontrar um lugar fora do Brasil que faça a maldita foto 5x7), empadronamiento (residência fixa, mais uma hora intentando estacionar numa quadra sem esquina - sim sim parece daliano, nao por menos vivo na sua terra natal), cópia da luz, gas ou conta telefónica ( burocracia made in Brazil), etc... Bom depois de tudo, cópias, pedir dia livre de trabalho por algo que detesto, uma fila que anda como uma tartaruga com sono.e paciência budista.. O guarda cabelo preto de farmácia, magro, simpático, pergunta que merda quero. Digo, 'renovaçao passaporte, título eleitoral '..já sabendo que certo nao terei as malditas fotos diz -fotos (7º andar); bom, aí estou, subo até o sétimo (nada de nada,parece que está vazio como sahara9..Digo, creio que nao, e olho um papel sobre a mesa (fotos 5x7, oitavo andar)... subo outra vez (lugar Business center, penso, - errei outra vez, mas a guria que atende diz com típico humour catalá, de desprezo e tédio, porta 22).. Chego na porta, está um brasileiro meio com cara de alemao e outra senhor com sotaque catalao falando sobre literatura brasileira: me olha e diz - quem é o melhor escritor do sul; - digo Érico veríssimo, aí começa a nombrar vários livros dele; fala de forma complusiva, quer expressarse, fala de Cruz e Sousa, diz que até já leu Os sertoes (penso que saco foi ler sertoes, mesmo que o meu futuro filho terá que ler-lo, é cansino), depois fala do povo injustiçado, catalunha é óbvio, 'oprimido pelos espanhóis- bom aí já começo a ver o típico papo furado de nacionalismo. Se explica, diz que a mae dele o mandou prô brasil aos 18 anos, para fugir do exército, fugir de Franco ( penso o mesmo, bem que se o mundo fosse menos globalizado poderia ter feito o mesmo, mas nao valeu)... Aí começa a falar o teuto-brasileiro (e fala em espanhol, com algumas palavras em português) e diz sou modelo internacional, me sinto como se o mundo vai acabar e a minha viiznha vem me pedir que baixe o som. O senhor nao pára, diz que os espanhois sao incultos, que nao comparto, e depois começa a explicar a história de Catalunha, a chegada dos nouvinguts ( os estrangeiros e os espanhóis de outras áreas depois e durante o franquismo)... faz uma salada de frutas mental, hiperativo, acabo gostando dele, tem material cerebral, trabalhou, lutou e agora tem um bom negócio de exclusividade com o consulado... O mineiro que tb está na salinha me tira a foto, saio como um mármore branco, barba meio feita, pelo plantao e cansado, foto horrível, mas serve, penso, que se foda,é prum puto passaporte... volto, chego, os empregados do consulado continuan trabalhando como uma repartiçao pública brasileira qualquer, lentos, malhumorados, entediados... Chega ao meu turno, númeor 23: pedem a puta foto da carteira de identidade que nao estava nos papéis que solicitava a renovaçao pela internet, aí me esquento, e digo 'isso é uma merda, voces nao sabem fazer nada certo', comoçao, todos me olham, o guarda, me olha e assente, tá loco prá dizer o mesmo, daí o funcionário diz nao te estressa, bom dizer isso`prá quem nao dormiu mais de três horas e espera numa fila 2 horas de mal atendimento é como dizer: pégame... Como todo o cagao, arruma uma cópia num segundo, e me dá um papelzinho: passaporte 30 días de espera...30 días, joder, pergunto algo óbvio: - me podem enviar por carta, e óbvio :- Nao pode, claro, terei que pedir outro dia pedir um dia livre, só prá pegar um documento...Ah e o título eleitoral, me olha uma funcionária catalana com portugues sotequeado, só por carta... Lógico, nao os parece? Pego o papel e volto com taxi, algo de luxo mereço, depois de tanta estupidez...

2 comentarios:

Unknown dijo...

viu, estou atenta...
agora preciso ver a foto para dar a minha opinião!!!!
beijos!

NEUSAXNEUSA dijo...

Rafa devo dizer que lendo essa página e encenando a situação tive que rir ...mas que isso acontece ..acontece ..e tu detalhou muito bem ..até a próxima ..bjos