sábado, 1 de noviembre de 2008

Durma com os anjos mae!


Aqui na España os filhos se vao de casa tarde, entre os 30 e 40 anos.... Meu vizinho que já tem os seus 36 anos mora com os seus pais. Sempre os vejo a primeira hora da manhâ recebendo o café pela sua mae, como um gurizinho de 7 anos. Ele fica sentado e ela o serve, algo maternal um pouco difícil de entender prá uma pessoa como eu que saiu aos 14 anos. Faz poucos dias, com a presença dos meus pais em Barça, me senti, por momentos, nessa tenra idade, quando minha mae me arrumava o quarto, as roupas, se preocupava que horas chegava e quanto tinha bebido, namoradas, assuntos mil. E me lembrei da resposta que me deu um amigo quando perguntei porque nao se iam de casa antes. Ele me disse que seguíam mais o envelhecimento dos pais, as suas virtudes e os seus defeitos.... Isso nao tive tanto. A distancia, os 8 anos no além-mar e mais os 8 anos em Santa Maria, com os anos, te fazem mais turista da casa dos teus pais que família. Esses dias quando chegava em casa, vía ao meu pai sentado na parte mais velha do sofá, aquela que eu sentava cada dia prá ver a tele...ficava na retaguarda como esperando a minha chegada. Vinha com as perguntas, de qual país é o mais rico, quem tem mais petrólio, como mudo os canais a cabo, se as malas chagerao em POA ou Sao Paulo... A mae, braba porque o computador nao funcionava bem, que era lento como os anos desse edifício centenário que vivo hoje, comentaria algo sobre os reis, sobre os netos, sobre a família, sobre o Dani, sobre a Daia, o novo amor deles.. Algo rápido, doce, maternal envadiria a casa, com o perfume e as roupas dos forâneos... Amanha tudo se acaba... quando chegue destruído por plantoes seguidos, por horas sem sono, sentirei aquele aperto infantil no peito. Aquele aperto solitário. Comerei algo, sairei prô cinema e o típico domingo de outono chuvoso chegará à Barcelona....

1 comentario:

neca dijo...

Adivinha se não chorei? ô Rafa não é só tu que sente a saudade disso,mesmo estando mais perto do pai e da mãe,não tenho isso faz tempo....