martes, 16 de diciembre de 2008

No meu tempo vi nascer....


Uma pequena mostra que estamos envelhecendo e também uma forma de se exibir prá os netos em 50 anos.....

No meu tempo DE JOVEM, vi nascer:

1) Internet ( se conhecia como a revoluçao cibernética, algo extra-terrestre sem dúvida), e foi tao revolucionária que o homem mais rico do mundo nesse época era Bill Gates.... alguem que tinha o domínio de todos os softwares possíveis...os artigos ou jornais, ou livros, só se podiam consultar em bibliotecas reais, termo novo: biblioteca virtual....

2) CD ( compact disc): tinhamos o vinil, que se dizia que tinha melhor qualidade sonora, mas o cd, raiou esse obsoleto sistema...

3) A tv digital ( a tecnología era toda analógica, só aos finais dos 90 se converteu em digital)

4) Jogos de computador ( os chatos jogos do MSX evolucionaram em três d...tridimensionalidade)

5) Celular ( na minha juventude, celular era quase uma arma de tao grande, podendo matar algum se se tirava em alguem)...

6) sms ( short message device): os celulares na minha época inicial nao se podiam enviar mensagens por escrito...

7) Namoro ou sexo por internet, tive amigos que talvez fossem os primeiros de milenios a casarse ou transar ( palavra da minha época) conhecendose em internet....

8) Globalizaçao ( termo novo na minha época, que gerou crítica, se criando um fórum alternativo no meu estado em 2001 ( POA)....

9) g7 : só sete países na minha infancia tinham o poder de decidir ( e nessa´época EUA era o chefe único)... Nao existia nem BRIC nem BRAC, nem tète a tete....

10) Grande irmao ( Bog Brother). Vi nascer a decadência televisiva, com programas totalmente explícitos e aonde contar a vida comum ainda interessava às pessoas ( espero que o meu neto nem saiba que existiu)....

11) Nanotecnologia ( na minha época o menor que se podia pensar era o microscopia eletrónica que diminuia 100 ou 600 vezes nao em nanômetros como vi nascer)...

12) O genoma foi decodificado pela primeira vez ( 2003).... gens, alelos, mutaçoes tiveram uma importància no início de doenças de todo os tipo....

13) Al JAzeera ( um canal árabe em inglês foi o primeiro contra o domínio saxao norte-americano, como entrevistas à todas as partes)...

14) Auto-ajuda ( a emoçao foi colocada na primeira vez em correlato com a razao, o que foi pela primeira vez comprovado em provas crebrais)....

15) Cirugias estéticas ( a plástica dominou o insconciente feminino pela primeira vez na história e ter peitos grandes foi considerado um símbolo sexual pela primeira vez)....

16) Euro ( Comecei a morar na Europa quando surgiu o Euro) a maior revoluçao de raças já vista pela homem...depois de tantas guerras entre sí....

17) GPS ( 2000): no meu tempo de guri os mapas em estradas era o único que existia, nem pensar em computadores que fazem tudo por ti...

18) O TV ganhou as primeiras batalhas ( HOUSE, The sopranos, Gray anatomy): foi a primeira vez que as séries tinham melhor qualidade que a maioria do cinema em voga...

19)IPOD ( MP3), a tecnologia auditiva teve um avance em 10 anos maior que em 2000 pela primeira vez...

20) Budismo ou meditaçao ( nao se sabia que descansar a mente faz viver mais)...

21) Terrorismo internacional ( o mundo começou a ter enemigos invisíveis, sem um ponto fixo... seres suspeitosos internacionais sem apoio específico de nenhum país)::::

22) Zara ( as roupas pret a porter com elegancia e designer chegaram a classe média sedenta de ser rica)....

23) Emigraçao ( eu fui um deles, se tornou tao corriqueiro ou normal que atingiu em cheio a classe média de vários países, nao só a classe baixa como outrora).....

24) Obama ( vi o primeiro afro.americano sabir ao poder do pais mais rico do mundo dessa época)....

25) Sexo deixou de ser tabu... o sexo foi tomado como algo normal, e começou a existis o sexo por prazer dissociado do amor...diferente das geraçoes anteriores.....


No hay comentarios: