sábado, 20 de diciembre de 2008

Feliz natal dueña María

María tem 88 aniños... Padeceu o raquitismo na época da guerra espanhola, foto que me ensinou quando tinha 4 anos... Teve vários amantes e viveu a por todas, sem medo, teve várias casas prá viver e viveu a tout ple, sem medos nem remordimentos... Sempre com um livro à mao, ou um jornal, fala um espanhol perfeito, desse tipo clássico, com palavras sábias de quem sobreviveu a Franco e outras doenças do século passado...Sempre de bom humor, me comenta sempre da carne gaúcha, a melhor segundo diz, pergunta da minha família e sempre fala do clima tropical do Brasil, mesmo que já a expliquei que aonde vivia nao faz sempre calor ( a memória nao é o seu forte)... Com as festas de natal ela fica só, nao tem família próxima disponível. Uma irma está no asilo, a outra teve filhos e netos e vive com eles... Perguntei que faria nessa época e me disse que estaria em casa, mas que havia aproveitado muito e que nao se ressentiria de estar só....Sempre quando posso vou a ver-la, a tomar o nosso chá africano com mel, o meu sem açucar e o dela com leite...a escuto, às vezes histórias já requeterecontadas em outros carnavais,mas escuto como se fosse a primeira vez... Me despido dela com um beijo em sua cara geográfica, marcada por todos as alegrias, tristezas que fazem parte da vida...sinto como essa vó que nao tive, essa vó que te pergunta se estás com frio ou se comeste bem...Pego o carro rumo a Barcelona pensando no próximo domingo velado com chá vermelho e pragado de histórias.....

No hay comentarios: