sábado, 4 de junio de 2011

O poder da compra...

Hoje estamos acostumados a ir de compras. É quase impossível, mesmo para os homens, evitar ir de compras. A razao: hoje comprar faz parte de um ócio mais, é lazer. se vamos às lojas de roupas femininas (a maioria) ou unisex ( as masculinas, sabiamente já nao existem),nos impacta a força promocional das mesmas. Música moderna, designers coloridos e atendentes vestidos em estilos modernos e creativos. Os espaços sao outra parte da lógica. Se parecem mais a museus modernos (às vezes mais bonitos e mais estilizados), mas sem a necessidade de pensar na obra ou autor, pelo simples motivo que já ninguém se importa com quem fez, importa a marca de representaçao (DOLCI GABBANA, HUGO BOSS, ZARA, SPRIENGFELD, ETC) valam mais que os desenhistas dos mesmos. Por certo somente sabemos que sao os desenhistas quando sao despedidos ou contratados. Depois o seu simbolismo cai dentro da marca, se tornam impessoais. Também os shoppings centers cubrem uma funçao lúdica, possuem lugares específicos para o lazer infantil, eventos (a grande jogada promocional) recidivantes e com pessoas famosas ou reconhecidas e controle climático (nos dá prazer ter ar condicionado, enquanto fora se morre de frio ou calor...Com essas qualidades, comprar hoje já faz parte da cultura do ócio, da cultura dos ociosos...

No hay comentarios: