jueves, 19 de mayo de 2011

Juan...retrato da integridade....

Me faltam poucos dias de plantao em Barcelona. Em poucos meses volto à terra brasilis. Na verdade 10 anos e meio depois somente observo uma coisa claramente: como passou tudo tao rápido. Conhecí pessoas interesantes, increíveis, cansinas, simpáticas e antipáticas, educadas e cultas, confiáveis e nem tanto, ou seja, pessoas como em qualquer parte, sem diferenças do resto das pessoas normais do mundo, nem peores nem melhores, semelhantes a todos. Cheguei quando España era fulgurante. 12 % de crescimento em 2000 em Catalunha, desemprego solucionado, ruas limpas e seguras, colégios e hospitais públicos eficientes, etc. Dez anos depois a história mudou. Europa se enfrenta um crise existencial, de sobrevivência real, com desemprego, perigo de quebra e separaçao do norte rico e do sul, pobre a conta gotas. E curiosamente a forma das pessoas mudou. Muitos que eram corretos vendem a alma, outros que eram verdadeiros se corrempem. Me lembro que me atría ver os políticos tao unidos e com discursos tao coerentes. Hoje os políticos têm o mesmo conceito que os que já conhecia do Brasil, corruptos, incoerentes, demagogos, etc. Uma volta à crise que tanto já conhecia. E uma realidade, que todos somos 'buenos' quando as coisas vao bem... mas nesses últimos dia conhecí Juan, un chico boliviano, que viveu 2 anos em Brasil. Me impressionou a su integridade, mesmo que viesse de um país pobre, sem futuro. O seu respeito pelo ser humano, com todas as suas incongruências, me despertou que há pessoas que mesmo com problemas seguem sendo nobres, verdadeiros e corajosos. Talvez o último moicano que conheci antes de volter, que me faz nao esquecer que também há pessoas que nao desistem de serem fortes e exemplares para os demais. Um vento de positividade diante dos maus tempos do mundo....

No hay comentarios: