martes, 30 de junio de 2009

HONDURAS. COPA 82

De guri era um bom colecionista. Tinha de tudo, gibis, maços de cigarro, selos, cédulas e moedas, etc....També era um fà incondicional das copas do mundo, e foi no ano de 82 que descubri a existência desse pequeno país chamado Honduras... Lembro-me que busquei na enciclopédia que tínhamos em casa, dados sobre Honduras.... era um pequeno país, dentro da chamada América Central, rodeado por países mais pequenos ainda, como Guatemala, El Salvados e o famoso Panamá... Tinha presidentes engraçados com aqueles bigodes de 'mexicanos' pensava... Busquei os outros países nas minhas figurinhas e extranhei que nao apareciam....Como tinha vários de Casagrande, Zico, Sócrates e nenhum hondurenho???? nao entendeia porque uma copa do mundo nao incluia todos os países do mundo. Como adorava os mapas (tanto que do wars, jogo da minha época, sabia todas as regioes de memória) criei o meu wars do oriente médio com a ajuda de amigos. Depois disso venho a minha paixao pelo oriente médio e norte de África o que fez com que abandonasse a América Latina.... Estudei os alfabetos e dava aula aos amigos do alfabeto egípcio, das poucas palavras que encontrei na Barsa, a enciclopedia familiar, assim como o árabe e o hebreu ( pensava que era só mudar as palavras que já se estava falando outro idioma).... Depois venho os consulados, os países mais distintos como Irao, Índia (quando ninguem sabia da sua existência no mundo latino) ou URSS, onde consegui livros de Lenin, imaginase? Pois assim é a vida, Honduras, esse pequeno país, que tinha por símbolo um corvo feio, foi a minha iniciaçao ao mundo real, nesses antigos meses de invernos em Santiago....

No hay comentarios: