martes, 4 de octubre de 2011

Exóticos: curioso.

Outro dia recebí um email de um amigo español. O primeiro que me perguntou realmente nos mostra como é o olhar do europeu sobre o brasil, frente ao outro. Me perguntou se poderia ir informal no casamento...A pergunta realmente ficou no ar, em alguma localizaçao etérea e distinta das nossas interpretaçoes.... Realmente às vezes é curioso como há uma eterna negativa, uma busca incessante do europeu em considerar brasil um país exótico..Minha futura esposa disse: Como será que ele pensa que nos vestimos?. Realmente 10 anos fora, na españa, me fizeram ver que tanto ao mediano como ao intelectual, é difícil aceitar que existe vida pensante noutro continente, realmente às vezes as frases e as ponderaçoes é como se ensinasse a um indígena a falar e mover-se... Talvez aí por isso,resida a explicaçao de uma crise nesse continente. Enquanto outros países foram investindo e aprendendo com outros, Europa seguiu pensando que nunca necessitaría a ninguém mais que nao fosse a eles mesmos, a síndrome do umbigo, e mais que somente podem ver o que querem ver. Esse mesmo amigo, sendo ainda mais absurdo nas teorias, outro dia me comentou que países que vendem produtos primário sao os que estao bem e por isso Brasil está bem. Outro tópico do desconhecimento eurocêntrico, pensam que somente eles têm indústrias ou tecnologia, mesmo que na España nao exista nenhuma cidade como Sao Paulo, em variedade e formas distintas de mercado. Realmente às vezes me pergunto quem realmente é exótico hoje em dia, o antigo sábio que hoje desconhece o mundo ao seu voltante e nem se preocupa e vê-lo criticamente ou o que era assim considerado, mesmo que seja lutador e atualizado...Resposta fácil, fácil...

No hay comentarios: