sábado, 7 de marzo de 2009

Viajar channel

Viajar é um dos canais mais interessantes da Tv à cabo espanhola. Realizada basicamente com entrevistas ao povo da rua de um lugar qualquer, ilustra a realidade do povo, a realidade das viagens e da dura vida... Há vários programas excelentes como um programa que adoro ver : O cozinheiro mochileiro. Se trata de um francês loquinho, como todos os franceses, que com uma mochila, viaja a todo o mundo descubrindo a culinária local. Um dos últimos que vi, retratou o RS, a terra dos cowboys como disse, e da carne assada, o famoso churrasco. Prá um gaúcho é o pao do dia, mas prá quem vive longe, aonde relacionam sempre gaúcho com gaucho argentino, me reconfortou. As imagens dos pampa, a sinceridade das pessoas (quando por exemplo o francês perguntou como era o português dele e um camioneiro disse horrível) cautivam aos expatriados, ou apátridas, as pessoas que como eu abandonaram a comodidade prá viver outras vidas. Sempre digo aos meus amigos do lado oeste do atlântico que só chego em casa quando vejo o pampa, quando escuto aquele duro sotaque ligeiro de concordâncias verbais e de adjetivos, aquele duro idioma de pessoas que nao perdem tempo puxando o saco de ninguém e que sabem ser amigos sem mais que uma cara alegre de amigo. Se O RS é a terra dos cowboys, da vida dura, dos frios do pampa, também é a terra dos amigos fiéis, do aperto forte de mao e da minha infância, terra dos meus verdadeiros amigos... Cada dois anos tenho que voltar à casa prá renovar as pilhas e prá saber o quanto vale ser um gaúcho do interior, um gaúcho de fronteira. É uma pena que nao foram todas as pessoas que conhecerao esse pequeno microcosmos...Azar o deles

1 comentario:

Unknown dijo...

já leste dom segundo sombra? acho que irias gostar... beijos, gauchinho da fronteira.