domingo, 22 de junio de 2008

Cheiros... y odores


Tenho uma amiga latina que adora a palavra cheiro... vê ela como tao brasileira que me fez pensar no importância que os olores tem na nossa vida... O cheiro de padaria portuguesa por exemplo, com os cacetinhos, sempre me faz lembrar ao meu antigo colégio, Riachuelo. O Anais anais sempre me lembrará minha mae porque era piá quando ela usava muito.. O chanel eternity, prá mim o melhor dos perfumes, me lembra Barcelona e mais ao passeio de Gracia, avenida central nessa cidade...Os croissanes me lembram Paris e os Creps a Dresden.. O cheiro de carne assada me lembra a Santiago, pelos churrascos, mas só quando se faz em santiago, na minha casa, talvez porque a mistura da carne na brasa com o cheiro das paineiras faz um cheiro que nao há em outra parte do mundo que nao tenha paineiras... Uma africana me disse que os cheiros puros só existem na áfrica, porque europa se sente ou a lixo ou a perfume...como o cheiro a odoris mortis dos peixes que sinto no mercadao em POA ( o pior cheiro de peixes que senti na vida). Outra palavra curiosa é bunda, menos enigmática porque vem de um dialeto africano que seria mbunda e nao se usa aqui com os postugas...mas isso já seria outra história...

No hay comentarios: