sábado, 14 de enero de 2012

PROPAGANDA NACIONAL

A propaganda, em geral, nos incita a mostrar, como objetos materiais adquirem pela força do nosso pensamento um poder mágico, amplo e com várias outras conotaçoes nao relacionadas implicitamente. Associamos por exemplo,certas marcas de carros com poder, certas roupas com prestígio social e assim sucessivamente, levando essa associaçao ao extremo de pessoas ou naçoes, com comportamentos, açoes e formas de pensar melhores ou piores. Um exemplo claro foi a nossa 'educaçao' quanto a tudo que seja europeu. Sempre associamos com coisas boas, com pessoas trabalhadoras e respeitáveis, bonitas, resolvidas, e criamos um halo de permanência temporal que dificilmente colocaríamos em nós mesmos, brasileiros.Um caso atual exemplar foi a caída dos três As na França, acompanhados de países menores com Portugal ou Eslovênia. Mesmo que vemos diariamente que a situaçao européia está como mínimo complicada, muitos países europeus ainda vivem no nosso pensamento coletivo com a marketing que criamos, ou cremos que países tais como Portugal, com as dívidas e a quebradeira na qual está situada, ainda hoje está na frente do Brasil nos compromissos de dívida ou responsabilidade internacional? Sem dúvida, muitos anos sao necessários para mudarmos o chip mental, mas mudar é um obrigaçao moral nossa, um dever.

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