martes, 6 de marzo de 2012

SÍNDROME DO REGRESSO...

Uma das primeiras síndromes que conhecí logo ao chegar em Barcelona foi a recém chamada Síndrome de Ulisses, caracterizada por stress crônico, surtos psicóticos e depressao devido ao pâthos que contagia aos imigrantes ao chegarem a um novo país. Como todos que assim vivem, senti aquele medo de nao chegar lá aonde queria chegar, a nao ser valorizado como poderi merecer ou a ser discriminado pela minha origem ou procedência. Nao cheguei a ter essa síndrome em totalidade, síndrome esta curiosamente descrita por um espanhol da Universidad de Barcelona, o psiquiatra Joseba Achótegui. Por outro lado, depois de alguns bons meses de retorno, leio na Folha de Sao Paulo a Síndrome do Regresso, descrita por um psiquiatra brasileiro Décio Nakagawa como um Jet-lag espiritual, ou seja, uma dificuldade para se adaptar ao regresso, uma nova tentativa árdua de adaptaçao. Imagino que para um nipo-brasileiro que voltava ao Brasil, devia ser assustador, o que gerou até mesmo essa nova pâthos, mesmo porque a sua cultura dentro do próprio país de acolhida já é diferente, mas nao deixa de ser difícil para todos. Curiosamente foi ao mes de chegada que senti o pico de stress de abandonar uma cultura que já considerava minha e aceitar outra que tinha sido minha no passado mas a qual nao me identificava mais. Hoje,graças a bons amigos, a minha esposa e aos meus pais o regresso, creio já foi superado. Mas não digo que Nakagawa não tinha razão quando dizia que a adaptação pode durar até dois anos, como média....e que sempre seremos estranjeiros...

1 comentario:

NEUSAXNEUSA dijo...

EU IMAGINO ..QUANTA DIFERENÇA ...MAS TUDO VAI SE ORGANIZANDO DEVAGARINHO E COM SUCESSO TENHO CERTEZA ..BJO