miércoles, 23 de junio de 2010

Crítica em pesquisas... um ponto raro

Um artigo interesante publicado na revista Science (junho,2010) confirma algo que todos sabemos: falta ensinar mais aos alunos que fazem pesquisa o valor da crítica...Foi Aristóteles que disse:' Talvez existam coisas mais úteis que a metafísica, mas nada tao importante'. A ciência nos trouxe sem dúvida ganhos gigantescos, descobertas que nos fazem viver melhor e mais e por isso mesmo todos os assuntos que trata devem ser criticados racionalmente e nao aceitos como algo exacto por natureza. Vale pensar que a ciência nao trabalha quase nunca com a deduçao, mas sim que parte das descobertas para tirar conclusoes, dito induçao, o que leva a erros que podem ser graves senao discutidos corretamente... Nao me extranha por ende que lugares aonde o estudante é o protagonista dos debacles, como Harvard ou Cambridge, aonde o aluno pensa por si mesmo, sejam o lugar aonde menos o professor dá aquelas aulas chatas e o aluno é a consequência um ser passivo, fazendo anotaçoes, mas ao contrário, é um agente de mudança... Hoje com a novas tecnologias (genéticas, biológicas, biomecânicas, neurociências) teremos que mais que nunca criar um debate mais integrado, mais humanístico para nao perder o sensus comunis, a liberdade de pensamento...

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