sábado, 10 de abril de 2010

Mau trato...educaçao ou formaçao

OS colégios formam, os pais educam...assim dizia um amigo em mensagem pública no seu blog...Pensei muito nessa frase e quando vejo ou leio casos de mau trato penso: aonde está o falho nesse caminho tao pedregoso? Sempre associamos os fatos com o nosso passado e vejo tantas mudanças que me pergunto aonde começa essa perda de valores...Quando comento com aminha namorada sobre nossos antigos professores, nos salta à vista que tinhamos aquela mistura de medo e respeito e que nunca levantávamos a voz com um professor, mesmo se a razao do conflito tivesse às nossas maos... Certamente a formaçao, ou seja, o colégio já nao é mais assim. Com o advento democrático toda forma de domínio por poderes é considerado ditatorial e casos contra os professores que exerceram o seu poder outrora básico, foram perdidos em julgados em ambos lados do Atlàntico em detrimento do mesmo...E a família, bueno essa mudou muito. Desde os bens materias (me lembro que nunca pensava que os meus avós tinham que me dar presentes e hoje os netos nao agradecem às vezes por serem de 'para eles' pouco valor) mas também bens emotivos (os filhos já tem direitos de criticar pais e avós, como se de um mesmo extrato etário se tratasse). Talvez a chegada da era moderna, que colocou muitos netos ou filhos à frente dos seus pais ou avós em relaçao à tecnologia deu uma rasteira nos mesmos, mas outros valores dos mesmos estao esquecidos, porque sao colocados como fora de moda, antigo ou coisas da época de Matusalem.... À espreita de tantas mudanças, fico pensando na minha formaçao e educaçao e no quao sortudo fui de ter vivido numa época de coca-colas de fim de semana e aonde os professores eram um símbolo na nossa vida futura...mas sao palavras de um velho de 33 anos dessa era digital...

No hay comentarios: